Tubarão juvenil é encontrado morto em Imbituba; FOTOS

Animal foi localizado na quarta-feira na faixa de areia da Barra de Ibiraquera.

Tubarão da espécie mais rápida do mundo aparece morto Gabriela Cristini/ Laboratório de Zoologia da Udesc Um tubarão juvenil da espécie Isurus oxyrinchus, conhecida como anequim, foi encontrado morto em Imbituba, Litoral Sul catarinense.

A fêmea de 86 centímetros de comprimento foi localizada na tarde de quarta-feira (22), na faixa de areia da Barra de Ibiraquera.

O animal é um dos predadores mais velozes dos mares e se alimenta de outros tubarões menores e peixes ósseos.

"No verão ele aparece mais nas costas litorâneas, deste tamanho principalmente.

Ele é muito capturado por pesca de espinhel de fundo junto com o tubarão-azul", disse o pesquisador César Santificetur, que é ictiólogo e assistente técnico do Projeto de Monitoramento de Praias.

Animal foi encontrado na Barra de Ibiraquera Gabriela Cristini/ Laboratório de Zoologia da Udesc A carcaça do animal foi levada para análise no laboratório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna.

As causas da morte do tubarão ainda são desconhecidas e devem ser investigadas pelos técnicos.

Adultos, os anequins tem 2,5 até 4 metros de comprimento.

A espécie está em condição de perigo na lista vermelha de animais com risco de extinção divulgada pela União Internacional pela Conservação da Natureza.

A equipe do projeto orienta a população para que, em casos de animais marinhos encontrados vivos ou mortos em praias de Santa Catarina, acione os profissionais por meio do telefone 0800 642 3341. Veja mais notícias do estado no G1 SC Tubarão jovem da espécie Isurus oxyrinchus Gabriela Cristini/ Laboratório de Zoologia da Udesc Anequins costumam ser vítimas da pesca de espinhel de fundo Gabriela Cristini/ Laboratório de Zoologia da Udesc
Categoria:Santa Catarina